18/06 Quinta-Feira

Horário: 19h

A Micro e Pequena Empresa e a retomada da Economia


Convidado Especial

Carlos Melles

Presidente do Sebrae Nacional, é empresário rural ligado à cafeicultura. É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduado em Fitotecnia pela Unesp. Foi deputado federal por cinco mandatos, ministro do Esporte e Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Também foi Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (2011-2015).


No dia 28 de novembro de 2019, durante a XVI Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, Carlos Melles recebeu o título de Cidadão Honorário da Micro e Pequena Empresa, outorgado pela Conampe.

Neste dia 18 de junho, às 19 horas, pelo Zoom, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, será o convidado do Conampe Debate.


A Conampe, ao lado do Sebrae, vem debatendo alternativas para a retomada da economia. Como fazer este planejamento, como as entidades podem apoiar as empresas, empresários e empreendedores neste momento tão desafiador. Muito importante o que o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, tem para informar e compartilhar com a gente.

Participantes

Gilson Aguiar

Gilson Aguiar, jornalista, historiador, mestre em história e sociedade.

Âncora da CBN Maringá, comentarista das rádios CBN no Paraná.

Professor de graduação e pós-graduação em comunicação, direito e educação.

Especialista MBA em Coaching, Mentorin e Gestão de Pessoas.

Edivan Miranda

Edivan do Socorro Fonseca de Miranda, mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Gestão Pública (UnB), graduado em Administração (UFRJ) e Direito (UNISUL). É servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior. Atualmente é Coordenador-Geral de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas/Ministério da Economia. Já atuou como especialista em previdência complementar da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), como administrador da Advocacia-Geral da União (AGU) e como militar de carreira da Marinha do Brasil. Como Militar da Marinha do Brasil (MB) teve a oportunidade de trabalhar “a bordo” de navios e também organizações militares “em terra”, sendo um período muito proveitoso tanto profissional como pessoal.

Exerce também a função de Coordenador Público dos Comitês Temáticos: da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PNADEMPE); e de Formação e Capacitação Empreendedora do Fórum Permanente Nacional das MPEs (FPMPE).

Ercílio Santinoni

Conhecido como “Defensor Nacional das Micro e Pequenas Empresas” é presidente do Sistema Conampe. Graduado em Ciências Contábeis e Licenciatura pela UFPR-Curitiba. Conselheiro do Sebrae Nacional, coordenador da iniciativa privada do Comitê Temático Racionalização Legal e Burocrática do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da SEMPE/Ministério da Economia. Cidadão Benemérito dos Estados do Paraná e Espírito Santo.


Militante das Associações de Micro e Pequenas Empresas desde 1983, participou de todas as discussões para aprovação de legislações específica para criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento do segmento.

Foi secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná.


Também foi secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, de 2006 a 2008, período no qual foi aprovada a primeira Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa, no país. Maringá possuia, então, 325.968 habitantes. Com a lei e o programa “Bairro Empreendedor”, em quatro anos o Maringá gerou 34 mil novos empregos.

Hélio Rodrigues de Almeida

Vice-Presidente do Sistema Conampe. Engenheiro Civil formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Preside a Federação de Micro e Pequena Empresa de Goiás (FEMPEG). Membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Membro do Conselho Estadual do Trabalho do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) em Goiás. Membro do Conselho do FCO - Fundo Constitucional do Centro Oeste. Coordenador do Grupo de Acesso a Mercado do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte/ FPMPE da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa/ SEMPE do MDIC.


Foi superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/GO) por três mandatos. Diretor do Instituto Rio Branco em Goiânia.


Fundador e Proprietário da Método Engenharia Ltda.

Foi superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC). Professor Pré-Universitário de Matemática em Goiânia e Brasília.

Faça sua inscrição gratuita

E garanta sua vaga!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.